SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA


A avaliação da grandeza elétrica e da função de proteção a ser avaliada foi classificada em “funções de proteção” e atualmente apresenta uma classificação através da TABELA ANSI, na qual, para cada tipo de ação de equipamento ou de uma função, foi dado um número.

Qual a função que dá direcionalidade de atuação?

 


Função ANSI 52


Função ANSI 67


Função ANSI 21


Função ANSI 51


Função ANSI 48

A avaliação da grandeza elétrica e da função de proteção a ser avaliada foi classificada em “funções de proteção” e atualmente apresenta uma classificação através da TABELA ANSI, na qual, para cada tipo de ação de equipamento ou de uma função, foi dado um número.

Qual a função que dá proteção por diferencial?

 


Função ANSI 21


Função ANSI 51


Função ANSI 50


Função ANSI 52


Função ANSI 87

Quanto aos fatores que influenciam a instabilidade de tensão nos SEP, assinale a alternativa correta.



Falta de reserva de potência ativa.


Otimização energética com baixas transferências de potências.


Capacidade de transmissão de potência do sistema.


Cargas com alto fator de potência.


Baixas condições de carregamento em linhas de transmissão.

A respeito dos relés digitais, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a seguir, em seguida marque a alternativa correspondente.


I - (  ) A avaliação de valores de tensão é importante apenas para mantê-los nos parâmetros estabelecidos no Prodist da ANEEL ou em Procedimentos de redes da ONS.

II - (  ) A avaliação da matriz jacobiana traz indicativo de sensibilidade do SEP quanto ao aumento de carga ativa com relação à variação do ângulo das tensões nas barras e variação da potência reativa com relação ao módulo da tensão.

III - (  ) Avaliação do ponto de colapso de tensão é efetivada pela análise de curva PxV e QxV, que são extraídas de estudos de contingência através dos estudos de perturbações no SEP.

IV - (  ) Na avaliação de carga continuada, deve ser considerado o fator de potência, que pode alterar a proximidade do ponto de colapso de tensão.

V - (  ) Instabilidade de tensão é dada quando se tem um aumento de potência reativa sem a correspondência na tensão elétrica.



V, V, F, F, F


V, F, F, V, V


F, F, V, F, F


F, F, V, V, V


F, V, F, V, V

As funções de proteção, medição e controle são decompostas em nós lógicos, chamados de LNs (Logical Nodes). A partir desse conceito, assinale a alternativa que não contém esses princípios.



Mensagens GOOSE (Generic Object Oriented Substation Event) são mensagens do tipo multicast que carregam informações entre os IEDs. São responsáveis apenas pelo tráfego de mensagens que informam sobre a atuação de qualquer proteção ou sinal digital.


Os dados são trocados entre todos os IEDs que compõem o sistema, através das funções alocadas nos dispositivos.


Um IED pode apresentar mais de uma função específica, necessitando de tantos IEDs quantas funções a serem ativadas.


Um dispositivo físico (ou IED) apresenta um endereço de rede, que disponibiliza a localização de vários tipos de “Logical Devices”, que podem ser proteções, comandos, retornos digitais, através configurações do próprio IED.


O endereçamento dos IED e suas funções são efetivados pela inclusão no formado e pastas com a aparência do “Explorer” do Windows, amarrando as funções aos endereços dos IEDs.

A Norma IEC 61850 utiliza, para comunicação entre equipamentos, mensagens denominadas GOOSE (Generic Object Oriented Substation Event) ou Objeto Genérico Orientado pelo Evento de Subestação. Considere as afirmações a seguir e escolha a alternativa que contém apenas sentenças verdadeiras.


I - Os sinais trafegam ponto a ponto em alta velocidade.

II - Serviço usa um esquema de retransmissão especial para alcançar um alto nível de confiabilidade que consiste em repetir a mensagem diversas vezes até que seja recebida uma confirmação de confirmação.

III - O GPS é um sistema de posicionamento, navegação e coordenação baseado em satélites, em que os sinais de tempo não são importantes e sinais são sincronizados via localização.



I, II e III


Apenas I e II


Apenas II e III


Apenas I


Apenas I e III

Em um SEP, as chamadas técnicas de identificação de faltas de alta impedância utilizando redes neurais artificiais e transformada de Fourier:



O resultado da função, quando está tudo normal, é +1. Quando existe a ocorrência de falta, o valor será igual a -1.


Divide-se o sinal em quatro janelas e, em cada uma delas, aplica-se a transformada rápida de Fourier (Fast Fourier Transform - FFT).


Não se utilizam de redes neurais, pois essa tecnologia busca identificar a ocorrência ou não de faltas não aplicadas a tais técnicas.


As harmônicas obtidas constituem-se nas saídas da rede neural perceptron.


As correntes harmônicas não interessam a essa técnica.

Em relação às faltas de baixa e alta impedância, é correto afirmar:

 

  I - As faltas de baixa impedãncia ocorrem devido a três tipos de faltas: fase-fase, trifásicas e fase-terra de baixa impedância.

  II - As faltas de baixa e alta impedância são caracterizadas por serem geradas a partir de correntes que têm magnitude suficientemente baixa para ativar os dispositivos de proteção do sistema instalado ao longo do alimentador ou em alguma subestação da rede de distribuição.

  III- Existe maior probabilidade de ocorrência de faltas de alta impedância nos sistemas de distribuição. Essas falhas não são detectadas pelos equipamentos de proteção convencionais.

 


As afirmações I e III estão corretas.


Somente a afirmação III está correta.


Somente a afirmação II está correta.


As afirmações II e III estão corretas.


Somente a afirmação I está correta.

Assinale a afirmativa que contém a afirmação verdadeira sobre a proteção de transformadores.



Correntes de energização devem ser avaliadas na parametrização de transformadores, considerando tempo de exposição de 2,00 segundos.


Faltas externas ao transformador devem ser tratadas pela proteção de alimentadores.


A Curva ANSI de limitação de carga aplicada a transformadores refere-se à equação de curva de temporização de proteção de sobrecorrente do transformador.


A direcionalidade de relés de proteção não se aplica em proteção de transformadores.


A finalidade de avaliação do Ponto ou da Curva ANSI está relacionada à capacidade térmica do ponto mais quente de enrolamento e da temperatura do óleo isolante.

Assinale a alternativa que contém a afirmação falsa.



Em relés diferenciais, na determinação do ponto de início da curva de relação percentual e declividade da mesma, devem ser avaliados erros de transformação, erros angulares, sendo importante a corrente de energização, com composição de harmônicas.


Os TCs de proteção de transformadores devem apresentar ligação dos TCs primários e secundários em função da ligação dos enrolamentos primário e secundário do transformador a ser protegido.


A defasagem angular dos transformadores não apresenta considerações a serem avaliadas na parametrização e configuração dos relés diferenciais.


Em relés diferenciais, as correntes de falta externas aos TCs de proteção diferencial não sensibilizam o elemento diferencial do relé.


Em relés diferenciais, na relação percentual vista pelo elemento de atuação e pelo elemento de restrição, quanto menor seu valor percentual, mais sensível é o relé, visando proteção de transformadores.

Páginas: 1234567